domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Que É Uma Boa Fotografia?

             Falar de fotografia é como discutir política ou religião. As opiniões divergem brusca ou parcialmente, porém, há certo consenso em algum ponto. O que é bom é reconhecido como bom, e o que é útil, mesmo que de baixa qualidade, pode, sim, ser considerado algo bom.

             Algumas coisas simplesmente acontecem na frente de um fotojornalista, cabe a ele saber aproveitar a oportunidade, colocar em prática o que sabe aliado ao potencial de seus equipamentos e registrar o fato.

Abaixo, duas imagens que flagrei sem qualquer pretensão, sem estar procurando.

             Esta foto é muito interessante pelas nuances, pelo flagra obviamente e pelo contesto. No dia eu e a repórter Franciele Hirata produzíamos um material sobre a “falência” da ONG que geria o CAOM Portal do Sol, em Cascavel – Pr. A prefeitura acabara de implantar um sistema de ensino em tempo integral.

            Eu e Franciele combinamos que enquanto ela entrevistasse a diretora do CAOM eu procuraria mostrar o movimento da escola, o interior das salas de aula, biblioteca, refeitório e a quadra descoberta. Grata surpresa foi olhar pela janela quebrada e ver a professora dormindo sobre a mesa.

            Quando percebi que a professora – quando a matéria foi publicada no dia seguinte ficamos sabendo que era uma estagiária – estava dormindo, coloquei braço e câmera pra dentro da janela e com ISO 640, f/4 e velocidade 1/100s cliquei. E o resultado é este: uma imagem genuinamente jornalística. Crianças deitadas no chão frio, numa sala sem qualquer carteira ou atenção da educadora que ressonava sobre a mesa.







Já este registro é interessante pelo momento impar. Afinal, onde já se viu uma ultrapassagem dessas? Tem um carro que está ultrapassando o caminhão que está ultrapassando o outro caminhão que segue corretamente na rodovia.

O registro foi “plá”. Rápido! Esqueci do céu. Esqueci da beleza. Privilegiei exclusivamente fotografar a ultrapassagem. Então, de dentro do carro, contra o Sol, através do pára-brisas “melado” fiz a foto que foi capa em uma matéria que falava de acidentes na Br-277. Uma fotografia esteticamente feia, porém, um ótimo foto-registro.




(Fotos: João Guilherme/Gazeta do Paraná)  ****EXCLUSIVO GAZETA****

Nenhum comentário:

Postar um comentário